Procedimentos | Vasectomia

A vasectomia é uma intervenção cirúrgica simples, feita por um urologista e recomendada para homens que não querem mais ter filhos. Durante o procedimento, o médico corta, no escroto, os canais que conduzem os espermatozoides dos testículos até o pênis.
Imagem Vasectomia
Considerada um método de esterilização e não de anticoncepção, a vasectomia é um procedimento rápido, pouco invasivo, em que a cirurgia dura menos de 30 minutos. Vale ressaltar que esta técnica pode ser revertida. No entanto, é através de uma operação mais delicada, em que o resultado pode não ser o esperado, isso porque o potencial de fertilidade do homem cai proporcionalmente ao tempo em que ele passa vasectominzado.

Recuperação da vasectomia e quanto tempo demora para fazer o efeito

Por ser uma cirurgia simples, a recuperação da vasectomia pode ser considerada tranquila. O corte que é feito nos canais do saco escrotal pode provocar inflamação, deixando-o mais sensível. Ou seja, nos primeiros dias, o homem pode sentir uma sensação incômoda ao andar ou sentar, mas nada de exagerado.

Se o pós-cirurgia estiver incomodando mais do que o normal, a recomendação é a aplicação de bolsas de gelo no local e também repouso.

Uma das dúvidas mais comuns é sobre quanto tempo demora para fazer o efeito. Vale dizer que eles são imediatos, ou seja, já impedem que os espermatozoides cheguem até o pênis. Porém, pode ser que alguns ainda estejam dentro dos canais, o que possibilita uma gravidez, caso haja relação sexual.

Para que não haja nenhum percalço no meio do caminho, o mais recomendado é que a pessoa utilize outros métodos conceptivos durante 3 meses depois da cirurgia, como o preservativo.

Existe risco de ficar impotente?

Não. O homem continua produzindo normalmente a testosterona, o hormônio responsável por aumentar a libido. Então, podemos afirmar categoricamente que não afeta o desempenho sexual – os nervos e vasos sanguíneos envolvidos na ereção não são atingidos -, além de também não provocar nenhuma alteração no prazer sexual da pessoa, já que não causa modificações sensoriais.

Dr. Pedro Henrique Grezele

Nascido no Rio de Janeiro, o doutor Pedro Henrique Grezele graduou-se em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2009 tornando-se o primeiro médico de sua família. De forma voluntária, dedicou seu primeiro ano na Medicina ao serviço militar na Amazônia, atuando junto ao Exército Brasileiro em áreas carentes e remotas do Brasil no atendimento a comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas em uma experiência altamente enriquecedora.
Icone Facebook Icone Instagram Icone Doctoralia
Imagem Dr. Pedro Henrique Grezele

Pré-agende sua consulta e nós entramos em contato!