Procedimentos | Vasectomia
Recuperação da vasectomia e quanto tempo demora para fazer o efeito
Por ser uma cirurgia simples, a recuperação da vasectomia pode ser considerada tranquila. O corte que é feito nos canais do saco escrotal pode provocar inflamação, deixando-o mais sensível. Ou seja, nos primeiros dias, o homem pode sentir uma sensação incômoda ao andar ou sentar, mas nada de exagerado.
Se o pós-cirurgia estiver incomodando mais do que o normal, a recomendação é a aplicação de bolsas de gelo no local e também repouso.
Uma das dúvidas mais comuns é sobre quanto tempo demora para fazer o efeito. Vale dizer que eles são imediatos, ou seja, já impedem que os espermatozoides cheguem até o pênis. Porém, pode ser que alguns ainda estejam dentro dos canais, o que possibilita uma gravidez, caso haja relação sexual.
Para que não haja nenhum percalço no meio do caminho, o mais recomendado é que a pessoa utilize outros métodos conceptivos durante 3 meses depois da cirurgia, como o preservativo.
Existe risco de ficar impotente?
Não. O homem continua produzindo normalmente a testosterona, o hormônio responsável por aumentar a libido. Então, podemos afirmar categoricamente que não afeta o desempenho sexual – os nervos e vasos sanguíneos envolvidos na ereção não são atingidos -, além de também não provocar nenhuma alteração no prazer sexual da pessoa, já que não causa modificações sensoriais.